Roteiro de 4 dias em Santorini

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Sabe aquele lugar onde tudo parece um sonho? Assim é Santorini, uma das ilhas mais famosas da Grécia. Com suas casinhas brancas, praias exóticas e por do sol incrível, o local é perfeito para uma viagem romântica de lua de mel e ótimo também para os demais tipos de viajantes. Confira nosso roteiro de 4 dias em Santorini.

 

Como chegar?

Não há vôos diretos do Brasil, portanto para chegar em Santorini será necessário voar para Atenas e de lá pegar um vôo pela cia aérea Olimpic air ou de ferries. É possível também chegar em Santorini partindo de outras ilhas gregas como Mykonos e Milos.

 

Onde se hospedar?

Tudo irá depender do seu propósito de viagem. Em Santorini existem hotéis para todos os gostos e até hostel. Para uma viagem romântica de lua de mel ou até mesmo se quiser sentir o verdadeiro clima de Santorini, o ideal é hospedar-se em um hotel com vista para Caldera. Esses costumam ser os hotéis mais luxuosos e os mais caros também, mas garanto que vale cada centavo. Fiquei hospedada no Kastro Suítes em Fira e no Oía Collection em Oía. Outro muito bem recomendado é o Oía Vila Mares. Decidi me hospedar em dois hotéis diferentes pois optei por não alugar carro e queria ver o Por do sol em Oía fora do tumulto, então fiquei uma noite em Oía e mais três em Fira, por ter uma localização central e possuir transporte público para as principais praias. Essa logística foi ótima também para conseguir curtir com calma as duas partes mais movimentadas da ilha. Para quem está em um estilo de viagem mais econômico ou em grupo, sugiro reservar uma casa no Airbnb ou um hotel em Perissa Beach.

 

kastro-suites
Kastro Suítes

Veja mais opções de hotéis em Santorini

 

Transporte
A melhor forma de locomoção pela ilha é alugando um carro ou um quadricículo pois você terá uma flexibilidade melhor para conhecer toda a ilha além de economizar tempo esperando transporte público. Mas se o intuito for economizar ao máximo, em Fira há um pequeno terminal de ônibus para os principais pontos da ilha como Oía, Red Beach, Perissa Beach. Minha intenção era não alugar carro em Santorini pois havia lido sobre o transporte público para os principais pontos turísticos, entretanto devido aos ônibus estarem sempre lotados e com horários específicos durante o dia acabei alugando um carro de última hora no segundo dia de viagem. Por isso, caso queira um conforto maior recomendo o aluguel de um carro. Você pode alugar ainda no Brasil pela Rentalcars.

horário-dos-onibus-santorini
Horários ônibus Fira

 

O que fazer em Santorini?

Oía

Separe meio período (De preferência uma tarde) para caminhar por Oía. Perca-se pelas ruazinhas e a cada escadaria, encontre um visual lindo lotado de casinhas brancas, o cartão postal de Santorini. Em Oía você encontrará várias lojas de grifes e muito glamour.

santorini-oia
Casinhas brancas de Oía

Por do sol em Oía – O por do sol em Oía é imperdível. Você pode assistir ao espetáculo no mirante onde a maioria das pessoas se aglomeram em busca de um espaço, pode reservar um restaurante com vista para o por do sol, recomendo o Vitrin Cafe Creperie e o Kastro Oía Restaurant ou ainda, caso queira assistir esse momento mágico com exclusividade, reservar um hotel (pelo menos uma noite) com vista privativa para o por do sol. Essa última opção foi a minha escolha, não é a mais barata mas caso seja possível pagar por esse momento, garanto que valerá cada centavo.

Por-do-sol-oia
Por do Sol no terraço do Oía Collection

 

Fira

É a parte mais central e movimentada de Santorini que também tem seu charme com muitas casinhas brancas, lojas, bares e restaurantes. Aqui vale também perder-se pelas ruazinhas e descobrir os encantos desta parte da ilha. O Kastro Fira restaurante é uma ótima pedida para um almoço ou fim de tarde e de lá é possível avistar os cruzeiros que atracam na ilha além de assistir o por do sol em Fira.

Fira
Casinhas brancas de Fira
Passeio de barco

Um passeio para ficar na memória! O passeio de barco pela Caldera tem duração de 5 horas e é um dos mais legais de se fazer em Santorini. A bordo é oferecido um delicioso almoço feito na hora e o barco passa pelos principais pontos da ilha pelo mar do Egeu. Fiz esse passeio com a Sunset Oia saling e além do almoço a bebida é liberada durante todo o passeio, inclusive bebida alcóolica. A primeira parada do passeio é na Red Beach, a praia mais famosa da ilha. A praia impressiona pela cor da areia e pelas rochas vulcânicas que a rodeiam. O barco fica por uma hora em Red Beach e durante esse tempo o mergulho é liberado.

Red-Beach
Red Beach vista do passeio de barco

A segunda parada é em Hot Springs, onde é possível nadar nas águas quentes (nem tanto) do vulcão ativo.

Vulcão
Parada do passeio de barco próximo ao vulcão ativo

Caso opte pelo passeio na parte da tarde, o término será em Oía para assistir ao por do sol de dentro do mar do Egeu. Esse sem dúvidas foi um dos pontos altos da viagem! Um dos pores do sol mais lindos que já pude presenciar.

POr-do-sol-barco
Por do sol em Oía (passeio de barco)

 

Perissa beach

Bem diferentes das praias que estamos acostumados no Brasil, a Perissa Beach possui características únicas pois é toda composta de pedrinhas escuras (que costumam machucar o pé, por isso não esqueçam o chinelo!) e fazem com que sua faixa de areia seja preta e agua cristalina. Próximo de Perissa Beach está a Kamara Beach, também com toda a faixa de areia escura. Vale a pena passar por lá.

Perissa-beach
Perissa Beach

 

Red Beach

Areias e pedras vulcânicas de cor vermelha além de falésias coloridas. Essa é a Red Beach. A praia fica no lado sul da ilha sendo possível chegar de carro ou de ônibus partindo de Fira. O acesso é feito por uma trilha fácil de 300m pelas falésias e o visual, incrível. No passeio de barco você existe uma para na Red Beach pelo mar do Egeu para mergulho, não sendo possível ir até a faixa de areia.

red-beach-visita
Red Beach
Pyrgos

Aproximadamente 7km de Fira está Pyrgos. Com uma vista 360 graus de Santorini, Pyrgos é na parte central da ilha e possui uma arquitetura medieval com labirintos, ruas estreitas e o Vinetian Castle no topo da vila além da Igreja Ortodoxa de Pyrgos, toda branquinha com teto azul, com arquitetura bem típica da ilha.

Pyrgos
Igreja Ortodoxa em Pyrgos

 

Sugestão de roteiro:
Para ajudá-los a montar um roteiro por Santorini, aqui vai uma sugestão para 4 dias:

Dia 1:

Oía + Por do Sol em Oía mais pernoite em Oía

Dia 2:

Ir para Fira no primeiro horário + Passear por Fira +Passeio de barco a tarde

Dia 3:

Perissa Beach + Kamara Beach

Dia 4:

Red Beach + Pyrgos

 

Aproveite para combinar sua ida a Santorini com a ilha de Mykonos

Conheça também a histórica cidade de Atenas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *