O que você precisa para tirar o GNIB na Irlanda

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O que é o GNIB?

Se você está programando vir fazer um curso de inglês de mais de 3 meses na Irlanda você vai precisar tirar um visto aqui, o famoso GNIB que recentemente mudou de nome para IRP (Irish Residence Permit), que resumindo é a sua permissão para morar aqui.

Para vir a passeio para Irlanda você não precisa de visto, você só precisará de tirar o GNIB – IRP aqui, já em terras irlandesas, se sua finalidade é estudar mais que 3 meses ou trabalhar em alguma empresa. E esse procedimento é feito aqui e você precisa apenas agendar na internet previamente seu Appointment. É bem diferente do processo de visto dos Estados Unidos, por exemplo, que você tem que fazer o pedido e as entrevistas no Brasil antes de viajar.

imagem-acomodação-3-2

Eu fui lá na ultima quarta-feira (22/03/2018) tirar o visto e vou contar o passo a passo do processo.
GNIB-appointment
Fonte: https://burghquayregistrationoffice.inis.gov.ie/

Basicamente para tirar o visto você precisa entrar no site da imigração irlandesa e fazer seu Appointment, o agendamento. (CLICK aqui para entrar no site)

 

O que você precisa para tirar o GNIB/ IRP em Dublin

  • Comprovante que você tem 3 mil Euros. (!!!)
  • Carta da Escola.
  • Comprovante do seguro governamental (se você vai fazer o curso de 6 meses de inglês aqui ele geralmente está incluso).
  • Passaporte com validade superior a 6 meses.
  • Comprovante de agendamento.
  • Pagar a taxa de 300,00 Euros correspondente ao visto.

DICA IMPORTANTE: Faça seu agendamento o quanto antes! A partir do momento que você souber que dia começa suas aulas você já pode procurar datas para fazer seu agendamento!!!

E porque deve ser depois que começam suas aulas? Porque a escola vai te dar uma carta que prova que você é um aluno regular e você precisa leva-la no dia da entrevista! Ideal é achar uma data de mais ou menos uma semana depois que você começar suas aulas pra que dê tempo de sua carta ficar pronta na escola.

E porque devo fazer o agendamento o quanto antes?

Pois a fila é enorme de pessoas que querem tirar o GNIB, o ideal é você marcar no Brasil antes de vir! Por exemplo, eu não consegui marcar no Brasil antes de vir, cheguei aqui no dia 30 de janeiro e só consegui agendar pra segunda quinzena de março. E o problema maior disso é que você precisa manter os 3 mil Euros intactos para mostrar lá! Ou seja, quanto mais longe é o seu GNIB menos você vai poder gastar, a não ser que você tenha uma boa reserva extras além dos 3 mil euros preparados para o GNIB. E quando falo de gastos não estou falando de sair por ai gastando euros com compras e futilidades, falo por que você precisará usar esse dinheiro para pagar o aluguel e o deposito* da casa que for morar e se manter aqui.

*Geralmente, quando você for procurar uma casa aqui, você terá que pagar um deposito no primeiro mês além do aluguel. É como uma garantia para o landlord (o proprietário da casa). O valor pode ser igual, maior ou menor ao do aluguel. Então se for igual e seu aluguel é 350,00 euros, o primeiro mês você terá que pagar 700,00 Euros.

Dicas extras 

Eu tive muita dificuldade para achar uma data, tentei por dias e nada, quase sempre que aparecia uma em segundos ela já era preenchida. É quase como comprar um ingresso de um show top. (haha) Para facilitar, e para você não ficar horas e dias preso em frente ao computador esperando uma data, existe um aplicativo do GNIB gratuito para Android e pago para IOS que te alerta as datas. Só colocar na Apple Store ou Google Store que você encontra. Também há outra opção na pagina do FaceBook do GNIBot que é você manda uma mensagem no Inbox deles que eles te mandam alertas sobre todas as datas disponíveis. (Click aqui para abrir a página do GNIBot)

Ainda sim, usando todas essas ferramentas, raríssimas datas apareciam para mim e eu nunca conseguia marcar, então fui alertada que se eu mudasse a categoria do meu pedido de visto seria mais fácil achar, ao invés de colocar “Study” colocar “Other” e escolher a opção “Join Family Member.” (Fotos) Não muda nada lá na hora que você vai entregar os papeis, então marquei nessa categoria e não questionaram nada, várias outras pessoas também fizeram assim e não mudou nada. Porém, alerto que não é uma informação oficial! Podem não estar questionando nada agora mas pode acontecer de você ser o escolhido. 

GNIB-1
Fonte: https://burghquayregistrationoffice.inis.gov.ie/

GNIB-Join-FAmily-member

Como Provar os 3 mil euros 

É fácil e simples mostrar os 3 mil euros lá, eles não ficam questionando muito. É só levar o extrato recente da sua conta, pode ser um print impresso do seu aplicativo do celular. Eu fiz isso.

  • Se seu dinheiro estiver no cartão (travel money)  é só printar a tela do seu aplicativo, imprimir e pronto! Easy!
  • Se seu dinheiro estiver em cash você vai precisar fazer um postal order. O que é isso? Não adianta você pegar todas as suas notas de euros e levar lá, você tem que ir no Post Office daqui, é tipo os Correios daqui,  transformar seu cash, dinheiro em espécie, em cheques. Também é um procedimento simples, mas é pago, cada cheque custa em torno de 3,70 euros e o limite por cheque é de 650,00 euros, ou seja, pra transformar todos os seus 3 mil você precisará de 5 cheques e vai gastar em torno de 18 euros. Depois disso você vai levar seus cheques lá e mostrar.
  • Você pode provar também com uma conta do brasil, do seu banco, tem que estar no seu nome! E o procedimento é o mesmo, fazer um print do seu app e mostrar lá que a quantia em real corresponde aos 3 mil euros na cotação do dia. Eu fiz isso e foi super simples.

Como pagar a taxa de 300,00 euros

  • Você pode pagar no cartão lá na hora, pode ser o mesmo cartão que você mostrou o extrato. Esse é o procedimento mais rápido. depois disso você finaliza o processo e recebe seu documento até 10 dias depois em seu endereço.
  • Você pode pagar no boleto com dinheiro em cash, porém você terá que ir em um banco com o boleto que eles vão te dar lá na hora. O problema é que você vai marcar um outro dia pra ir la novamente levar o comprovante do boleto quitado. Eles agendam na mesma hora o dia que você tem que voltar lá. Eu fiz isso e devo voltar lá depois de 10 dias com o meu passaporte e o boleto pago e só ai vou finalizar o processo do visto, pra depois espera-lo chegar na minha casa.

Existe muita duvida se é possível pagar a taxa de 300,00 euros com os mesmo 3 mil que você provou. Bem, pela minha experiência digo que sim, pois comprovei meus 3 mil e pagarei a taxa com parte dele.

Bom não tem muito erro, não é nenhum bicho de 7 cabeças tirar o visto. É possível também que você ache impossível não gastar seus 3 mil euros aqui até seu agendamento, já que, você vai precisar se manter, mas não se preocupe muito. Chegue aqui com seus três mil e qualquer coisa as pessoas, sobretudo os brasileiros, te ajudam a comprovar na hora do GNIB! Mais importante é fazer amigos aqui e aproveitar todas as oportunidades que estar em outro país te proporciona.

Endereço GNIB em Dublin

Burgh Quay Registration Office
Irish Naturalisation and Immigration Service
Department of Justice and Equality
13-14 Burgh Quay
Dublin 2
D02 XK70
Ireland

Email

burghquayregoffice@justice.ie

 Arquivo-de-viagem

Quer vir pra Irlanda? Estamos prontos te ajudar! Cadastre-se no link e receba todas as informações.

 

Autora

g0944098-300x225

“Luiza Cavalcanti é turismóloga  por formação, mas apaixonada por viagens mesmo antes de pensar em estudar turismo.  Já participou de intercâmbio de trabalho nos EUA e viajou sozinha pela Europa, Marrocos e América do Sul. Obstinada em realizar o sonho de se tornar viajante largou o trabalho para viajar de carona entre Argentina, Chile e o Uruguai em 2017, hoje mantem o espirito viajante morando em Dublin na Irlanda.”

8 thoughts on “O que você precisa para tirar o GNIB na Irlanda”

  1. Pingback: 10 motivos para fazer intercâmbio na Irlanda

  2. Olá Luiza

    Muito esclarecedor seu relato.
    Você não teve dificuldade na imigração do aeroporto sem o agendamento?

    O agente não questionou?

    E quando você chegou em Dublin ficou tentando pelo site agendar ou foi até a imigração pessoalmente tentar agendar?

    Obrigada

    Daniela

    1. Oi Daniela, na Imgração eles não questionaram nada. No geral as agencias dizem que é importante vc ter o comprovante de agendamento, porém se caso eles te pedirem vc pode dizer a verdade que não conseguiu agendamento. A imigração é bem Busy, é gente do mundo inteiro indo o dia inteiro entao eles vao entender.
      Bom quanto a ir la e eles te ajudarem a marcar é outros 500, por que no geral lá eles não vão te ajudar. Mas vai depender da pessoa que vai te atender e tudo mais. Mas não se preocupe em vir sem o seu agendamento. Vc pode sim agendar quando estiver aqui, isso acontece com muita gente porque é realmente complicado achar vagas.

  3. Pingback: 10 coisas para fazer em Dublin Arquivo de Viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *