Lagunas Escondidas Chile

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

As Lagunas Escondidas é um lugar incrível com muito azul no meio do deserto.  São  7 Lagunas de Baltinache, mas apenas 2 lagunas são permitidas o banho. A concentração de sal também é alta, como na Laguna Cejar, dessa forma você irá boiar. Segundo informações do nosso guia Mário as lagunas surgiram, após a exploração de lítio no local e foram transformadas em um lindo atrativo turístico.

Lagunas-Escondidas
Lagunas Escondidas

Lagunas

Cada laguna tem uma beleza única, algumas verdes, vários tons de azul, algumas mais profundas e outras rasas. Percebemos que as cores refletem o ambiente ao seu redor, o tempo estava bonito, ensolarado com algumas nuvens, assim foi possível observar muitas cores.

Lagunas-1
Lagunas

Como dito acima, somente 2 lagunas podemos nadar. Fomos deixados na primeira laguna disponível para o banho, próximo ao local onde param os carros das agências.

Laguna-própria-para-o-banho
Laguna própria para o banho

Trilha

Para chegar na outra laguna permitida para banho, fizemos uma trilha de no máximo 1 km e 30 minutos no total. Com certeza você gastará mais tempo na trilha, pois ela passa por todas as outras lagunas e não tem como não parar e contemplar. A trilha é bastante irregular, na volta coloquei um chinelo, mas bem próximo do final da trilha.

Trilha-Lagunas
Trilha Lagunas Escondidas

As lagunas escondidas ficam no meio das cordilheiras:  Sal e Domeyko, e por lá o que não falta é sal! Um contraste de cores surreal.

Lagunas-e-Cordilheiras
Lagunas

Seguindo a trilha até a última laguna onde o banho é permitido, ficamos observando alguns minutos antes de entrar! Para nossa surpresa uma pessoa do nosso grupo, muito feliz, pulou na laguna! Mas pode pular? Pode!

Vamos as dicas: A concentração de sal é alta, o que faz com que seu corpo não afunde, ao pular entrará água nos olhos e pode arder e incomodar bastante. Existe banheiro no local, mas fica um pouco longe da última laguna. Então cuidado ao pular.

Laguna-para-banho
Lagunas Escondidas, última laguna própria para o banho!

Almoço

Finalizada a trilha, encontramos Mário nos esperando para o almoço, com uma mesa incrível, montada próxima a primeira Laguna.

Almoço-Ayllu
Mesa pronta para o nosso almoço, padrão Ayllu

Meu companheiro nessa viagem é vegetariano, informamos à agência Ayllu, sua condição alimentares e foi servido a ele, risoto de quinoa, espetinho de vegetais grelhados e uma deliciosa salada. Tudo isso acompanhado de um bom vinho tinto.

Almoço
Almoço Ayllu Lagunas Escondidas

Informações Importante e Dicas

Agência contratada Ayllu: Rua Toconao, 479 – San Pedro do Atacama
Valor: $75.000 (pesos chilenos)
Horário do Tour: 8h às 14h30
Incluído no Tour: Almoço *Opções para vegetarianos e veganos. Informe à agência suas restrições.
*A agência busca no hotel

Entrada: 5.000 (pesos chilenos)
Estudantes: Até 18 anos de idade pagam meia entrada, apresentando carteirinha estudantil.
*Somente é aceito o valor nos parques em espécie e pesos chilenos.

O que levar:  Roupa de banho, Camisa, calça, tênis ou bota de trekking,  interessante blusas com proteção UV, um fleece ou uma blusa de frio (lá venta bastante), água, protetor solar, chapéu (muito importante) e óculos de sol.

Altitude aproximada: 2.400 metros

Dicas:

  • Procure realizar esse passeio de tênis ou botas de trekking, o local possui um terreno muito irregular, no final da trilha coloquei chinelo, mas é mais prático caminhar com calçado confortável;
  • Use chapéu, esse tour a maior parte do tempo você ficará exposto ao sol;
  • Leve água para a última laguna, para beber e também tirar um pouco do excesso de sal do corpo;
  • Os banheiros não ficam muito próximos da primeira laguna onde fomos deixados;
  • Estava calor no início do passeio (janeiro 2018), vesti regata e queimei muito os braços, o interessante é usar blusas de manga longa com proteção UV;
  • Venta um pouco no local, é bom levar uma fleece ou uma jaqueta corta vento;
  • Cuidado ao sentar a beira da laguna, existem alguns cristais de sal mais duros, acabei cortando levemente a palma da mão, nada de mais, mas como é sal arde um pouco, isso vale para outros machucados, vai arder;
  • Hidrate bastante, pois é fundamental para aclimatação o consumo de água na altitude;
  • Abuse da proteção solar;
  • Use também protetor labial.

Gostou? Deixe suas dicas e sugestões nos comentários!

Quer saber, onde ficar no Deserto do Atacama? Veja nosso em nosso Guia Completo.

Planeje sua viagem com tranquilidade e aproveite nossos roteiros personalizados.

 

Autora:

Renata-e1516908213715

Renata Oliveira é apaixonada pela natureza, trilhas, fotografia e por todas as belezas do seu estado natal: Minas Gerais. Já realizou várias trilhas por Minas e pelo Brasil fazendo registros com suas câmeras fotográficas.

.

 

2 thoughts on “Lagunas Escondidas Chile”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *