Lagunas Altiplânicas, Atacama

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Esse é um Tour a 4.160 metros de altura e que reserva grandes emoções. Uma beleza sem igual, que emocionou muito, não faltou o ar, mas emoção bateu forte.

 

Lagunas Altiplânicas

Ansiávamos conhecer essas lagunas e foi um dos passeios mais lindos que fizemos no deserto.

Lagunas-Altiplaniças
Lagunas Altiplânicas

Antes de chegarmos nas lagunas, paramos para o nosso café da manhã.  Muito delicioso e com muita variedade para veganos e vegetarianos.

Café-da-mahã
Café da mahã Ayllu

Esse é um passeio um pouco longo, fizemos com a agência Ayllu, saímos bem agasalhados, pois na parte da manhã faz frio e pode ventar mais forte. Com o passar do dia esquenta um pouco, é só ir tirando as camadas de blusas!

Depois do nosso café da manhã seguimos em direção a tão sonhada Lagunas Altiplânicas. A primeira que avistamos foi a Laguna Miscanti, e mesmo dentro do carro as lágrimas vieram aos olhos e o coração bateu mais forte, ah e não foi pela altitude e sim com a surpresa de ver algo tão lindo e mais lindo ainda que as fotos que via antes de ir!

Luguna
Laguna Miscanti

O local tem boa estrutura e possui banheiros. Após avistarmos a Laguna Miscanti da parte mais alta da reserva Nacional Los Flamencos, fomos em direção a Laguna Miñiques.

Laguna-Miñiques-1
Laguna Miñiques

A Laguna é maravilhosa e possui também um vulcão que leva o mesmo nome. Todo o local é bem demarcado, não é permitido sair fora do caminho demarcado, pois agride o ambiente e as aves e outros animais que vivem livremente no local.

Laguna-local-demarcado
Lagunas, local demarcado

Depois de conhecermos a Laguna Miñiques demos início a uma trilha em direção a Laguna Miscanti. A trilha é leve e plana, Caminhe devagar, respire profundamente e tá tudo certo.  A folha de coca ajuda a diminuir os sintomas causados pelo mal da altitude, saiba mais sobre a altitude.

É surreal essa laguna, são 15km de extensão e no inverno sua superfície fica completamente congelada, como fomos no verão conseguimos ver um azul muito bonito.

Trilha
Trilha Laguna Miscanti

Trópico de Capricórnio

Estudamos os trópicos e suas funções na Geografia,  lembram?

O Trópico de Capricórnio uma linha imaginaria localiza-se no Hemisfério Sul, sobre a latitude de 23 26º. Os trópicos basicamente foram criados para marcar as zonas da Terra que recebem a máxima radiação solar durante o ano, demarcar as zonas  climáticas e também geográficas.

foto-do-tropico-de-capricornio
Trópico de Capricórnio

Laguna Chaxa

A Laguna Chaxa também faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos (Reserva Nacional dos Flamingos). A lagoa é o lar de inúmeros flamingos que degustam de um pequeno camarão presente no local.
Laguna-Chaxa
Laguna Chaxa
Esse local é bem quente, nesse momento você já não precisará mais das camadas de roupa de frio. Não esqueça os óculos de sol e o chapéu para observar os lindos flamingos.
Laguna-Chaxa-Flamingos
Laguna Chaxa, Flamingos
A Laguna Chaxa não faz parte desse roteiro, mas foi oferecida o passeio até o local em substituição a Piedras Rojas

Infelizmente não conseguimos conhecer Piedras Rojas que faz parte desse Tour. Por questões políticas e ambientais o local estava fechado (janeiro 2018). Esperamos que o problema seja resolvido o quanto antes. 

Informações Importante e Dicas

Agência Ayllu: Rua Toconao, 479 – San Pedro do Atacama
Valor: $95.000 (pesos chilenos)
Horário do Tour: 5h30 às 14h30
Incluído no Tour: Café da Manhã e almoço no restaurante da agência.  *Opções para vegetarianos e veganos. Informe à agência suas restrições alimentares.
*A agência busca no hotel 

Entrada nos parques:
Lagunas Altiplânicas: $3.000 (pesos chilenos)
Laguna Chaxa: $3.000 (pesos chilenos)
Sem opção de meia entrada para estudantes.
*Somente é aceito o valor nos parques em espécie e pesos chilenos.

O que levar: Roupas em 3 camadas, usamos apenas fleece e anorak, calça, tênis ou bota de trekking (muito importante), luva, gorro, cachecol, água, protetor solar, chapéu e óculos de sol.

Altitude: 4.160 metros

Dicas:

  • Procure usar roupas em 3 camadas, mas não esqueça de colocar uma blusa mais leve por baixo para visitar a “caliente” laguna Chaxa (essa não faz parte do Tour original);
  • Leve chapéu e óculos de sol;
  • Estava frio no verão, não foi preciso usar blusa com plumas de ganso, usamos apenas fleece e um anorak;
  • A folha de coca ajuda a minimizar os sintomas da altitude;
  • A agência fornece água, mas levamos nossa água na mochila;
  • Hidrate bastante, pois é fundamental para aclimatação o consumo de água na altitude;
  • Abuse da proteção solar;
  • Use também protetor labial.

Gostou? Deixe suas dicas, dúvidas e sugestões nos nossos comentários.

Quer saber, como chegar no Deserto do Atacama? Veja em nosso Guia Completo.

Planeje sua viagem com tranquilidade, aproveite nossos roteiros personalizados.

 

Autora:

Renata-e1516908213715

 

Renata Oliveira é apaixonada pela natureza, trilhas, fotografia e por todas as belezas do seu estado natal: Minas Gerais. Já realizou várias trilhas por Minas e pelo Brasil fazendo registros com suas câmeras fotográficas.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *