10 Equipamentos essenciais para fazer Trekking

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Férias aproximando listamos 10 equipamentos essenciais para sua prática no Trekking

Na hora de iniciar uma nova atividade, um esporte novo, sempre surgem muitas dúvidas do que levar e do que comprar. O uso de equipamentos adequados é muito importante para a sua segurança e o seu conforto.

Listamos 10 equipamentos essenciais para você que é iniciante nas trilhas começar as suas aventuras e também muitas dicas para você que já tem experiência aproveitar o máximo suas férias e o próximo período de montanha.

1. Mochila

Indispensável em qualquer trekking a mochila será a sua companheira durante todo o percurso. Todos os seus itens irão dentro dela e o acompanharão pela trilha, por isso, escolha com carinho a sua mochila. O ideal e ter uma mochila específica para cada atividade. Dê preferência por mochilas de boa qualidade que usam tecnologias que adaptam ao seu corpo e as suas necessidades.

Mochilas
Mochilas – [Imagem tirada da internet. Fonte: http://www.deuter.com.br]

Dica: Existem várias marcas no mercado com ótimas tecnologias. Sempre procure testá-las antes de comprá-las.

Leia mais sobre a escolha da mochila aqui

Marca indicada: Deuter, Osprey, Thule Nacionais: Conquista,  Curtlo

 

2. Bota

Procure sempre comprar botas confortáveis e leves. Invista em botas com tecnologias como:  impermeabilidade, membranas que garantam uma respirabilidade como Gore-tex, Novadry, Sympatex, Respiratex entre outras e que possua um solado que garanta aderência. Essas são algumas das tecnologias que uma bota boa irá lhe oferecer.

Marcas indicadas:Salomon e The North Face.  Nacionais: Vento , Snake , Curtlo

Bota- The North Face
Bota- The North Face [Imagem de acervo pessoal]

Dicas: Já perdi muitas unhas, tive bolhas, calos e aprendi muito com botas. Depois de passar por muitos podólogos (risos) posso dizer que o que garante unhas saudáveis e um pé ileso é adotar uma boa higiene pessoal (manter as unhas aparadas), comprar a bota na numeração correta (grande demais machuca e apertada demais também, ok!). Usar meias próprias para trekking, uma meia é o suficiente para o nosso clima tropical, mas isso é muito pessoal. E é claro usar uma boa bota.

*Muito importante: não utilize produtos como hidratantes, óleos, entre outros nos pés para realizar trekkings, isso pode danificar a impermeabilidade da bota e não garante que você machucará, são indicações dos próprios fabricantes de botas e de podólogos.

Marca indicada de meias: Curtlo e SOLO. 

3. Roupas

Boas roupas garantem conforto durante a caminhada. O ideal é escolher a roupa de acordo com o clima e a estação do ano que fará o trekking.  A organização dos itens na mochila também é de extrema importância, sendo assim, escolha realmente roupas que irá utilizar. Leia também “Arrumando sua Mochila”

roupas e1513885072460 - 10 Equipamentos essenciais para fazer Trekking
Roupas – [Imagem tirada da internet. Fonte: http://blog.thenorthface.com.br]
  • Calças confortáveis, impermeáveis (estações chuvosas) e leggings. Em épocas de calor existem calças que viram bermudas e são muito práticas como as da Conquista;
  • Blusas com proteção UV, camisas longas;
  • Anorak ideal para proteger de chuvas e ventos fortes;
  • Roupas segunda pele (uso em tempos frios);
  • Bala Clava (uso em tempos frios);
  • Bandanas;
  • Chapéu ou viseira.
  • Bastões de caminhada (colocamos em roupas, mas em breve faremos um artigo completo desse item)

Dica: É muito importante verificar as condições meteorológicas do local que fará o trekking para levar o necessário. É sempre bom levar uma muda de roupa para frio mesmo no verão.

Marcas indicadas:The North Face Quechua, Nacionais: Curtlo,  ConquistaTrack&FieldSolo,  Hard Adventure Base Brasil

 

4. Lanterna

Esse item não é tão lembrado como os outros na hora de fazer um trekking, mas é de extrema importância para a sua sobrevivência. Existem vários tipos de lanternas: tática de mão, de cabeça e de barraca.

Lanterna - Azteq [Imagem tirada da internet. Fonte: http://www.nautikalazer.com.br]

Dica: Leve pilhas extras. Depois de realizado o trekking nunca guarde sua lanterna com as pilhas dentro, dependendo do tempo de guarda a pilha pode danificar sua lanterna.

Marcas indicadas:Petzl, Black Diamond   Nacional Azteq Nautika 

5. Barraca

Essa será a sua casa durante alguns dias no trekking. Invista em qualidade e não em economia, estamos falando da sua casa. Barracas com custo inferiores possivelmente deixarão você na mão, são as famosas “Toca do Gugu”. Para não passar perrengues com chuvas, ventos e etc,  leve em consideração as tecnologias usadas na barraca como: peso, coluna d’água, impermeabilidade, resistência e sistemas que evitem a condensação.

Barraca- Manaslu
Barraca- Manaslu [Imagem de acervo pessoal]
Dicas: As barras técnicas são as melhores do mercado para trekkings em montanha e alta montanha, apesar de ter o custo um pouco mais elevado elas são mais resistentes, aguentam tempestades e ventos fortes.

Marcas indicadas:NatureHike, The North Face, Quechua.  Nacionais:  Azteq, ManasluTrilhas & Rumos

 

6. Isolante Térmico

Para garantir uma boa noite de sono depois de uma longa caminhada nada melhor que dormir em uma barraca confortável. O isolante térmico é um item que te proporciona conforto e evita o contato com o solo, muitas vezes úmido e frio. É um item indispensável principalmente no inverno. Existem basicamente 3 tipos de modelos de isolantes: o EVA dobrável, inflável e auto- inflável.

Dica: Dos modelos citados o mais confortável na minha opinião é o auto-inflável da Sea to Summit apesar de ter um custo mais elevado ele é o mais indicado para baixas temperaturas, pois garante o melhor isolamento térmico.

81D46F9C 7946 468B A99F 3CFEC671AFDD e1513883635528 - 10 Equipamentos essenciais para fazer Trekking
Colchão de ar – Qechua [Imagem de Acervo pessoal]

Marcas indicadas: Sea to Summit ,   Quechua  Nacional: Nautika 

 

7.  Sacos de Dormir

Falando em descanso e conforto o saco de dormir será seu companheiro. Existem vários sacos de dormir e para várias temperaturas. O ideal é ter mais de um e que atenda aos dois extremos: inverno e verão. Escolha o saco de dormir adequado para a temperatura do local. Quando for adquirir esse item verifique as especificações da temperatura são elas:

  • Temperatura máxima de conforto
  • Temperatura de conforto
  • Temperatura limite
  • Temperatura extrema

Saco de Dormir - Deuter
Saco de Dormir – Deuter [Imagem de arquivo pessoal]
Nunca compre seu saco de dormir baseando-se na temperatura extrema indicada pelo fabricante, procure sempre adquirir pensando na temperatura de conforto. Verifique também as medidas do seu saco de dormir pois é de extrema importância utilizar o tamanho certo.

Dica: Existem os Liners da marca Sea to Summit , podemos dizer que são como lençóis para o saco de dormir. Eles potencializam o isolamento térmico oferecendo mais conforto. São ótimos para utilizar em locais com baixas temperaturas.

Saco de Dormir - Deuter
Saco de Dormir – Deuter [Imagem de acervo pessoal]
Marcas indicadas: Deuter , Quechua,   Nacionais:  Trilhas& Rumos,  Nautika,

 

 8. Utensílio de Cozinha

Depois de uma longa caminhada nada melhor que parar para um almoço e jantar e é nessas horas que esses itens fazem toda a diferença. Para preparar suas refeições (compactas) tenha sempre um fogareiro e gás, existem marcas no mercado que fabricam fogareiros super compactos, leves e fáceis de carregar.

Fogareiro - Azteq
Fogareiro – Nautika [Imagem de acervo pessoal]
Opte por utensílios de cozinha dobráveis, leves, resistentes ao calor e frio, existem vários modelos no mercado.

Marcas indicadas: Sea to Summit   Nacionais: Nautika, Azteq , Guepardo.

9. Sistema de Hidratação

Um bom sistema de hidratação faz toda a diferença no trekking. Opte por levar, cantis ou bolsas de hidratação e ir carregando sua água durante o percurso.

Streamer
Streamer – [Imagem tirada da internet. Fonte: http://www.deuter.com.br]

Dica: Existem trekkings no Brasil que são considerados muito difíceis pelos poucos pontos de água potável. Leve sempre pastilhas purificadoras de água como o Clor-in, é só colocar um comprimido em 1 litro d’água, esperar 30 minutos e estará pronta para consumo. É o meio mais eficaz no combate de bactérias presentes na água, assim você poderá reabastecer seu sistema de hidratação durante todo o percurso com tranquilidade.

Marcas indicadas: CamelbakDeuter, Quechua  Nacionais:  Clor -in, Trilhas& Rumos, Curtlo

10. Equipamentos de Navegação

Vai fazer um trekking, não conhece o local e não tem guias, invista em equipamentos de navegação como GPS e sistemas de segurança para envio de mensagens via satélite. Existem trilhas no Brasil que são bem demarcadas e é possível realizar o trekking com o auxílio de aplicativos de celular como o Wikiloc (Veja Travessia Lapinha Tabuleiro) , mas cuidado não descuide da bateria, leve um carregador portátil. Preferencialmente é indicado o acompanhamento de um guia ou de pessoas que tenham expertise no local.

GPS - 10 Equipamentos essenciais para fazer Trekking
GPS – [Imagem tirada da internet. Fonte: https://www.garmin.com/pt-BR]

Dica: Se toda a tecnologia falhar é bastante interessante conhecer orientações cartográficas com mapas e bússolas. Vale a pena o conhecimento.

IMG 3421 e1513887056131 - 10 Equipamentos essenciais para fazer Trekking
Bússola – [Imagem de acervo pessoal]

Marcas indicadas: Garmin, Spot 

 

Veja também O que levar na mochila para um Hiking

 

Gostou das informações? Deixe aqui nos comentários suas sugestões!

 

Precisa de consultoria? Encaminhe um e-mail pra gente! Realizamos consultorias e roteiros personalizados para suas viagens e aventuras:  blogarquivodeviagem@gmail.com
*Todas as informações contidas nesse texto foram baseadas em conhecimento pessoal na prática do trekking, extraídas de cursos e workshops participados e também no uso de grande parte das marcas citadas acima.

 

Autora

dsva0314 e1499893008845 249x300 - 10 Equipamentos essenciais para fazer Trekking

Renata Oliveira é apaixonada pela natureza, trilhas, fotografia e por todas as belezas do seu estado natal: Minas Gerais. Já realizou várias trilhas por Minas e pelo Brasil fazendo registros com suas câmeras fotográficas.

“Minha vida é andar por esse país”

 

 

2 thoughts on “10 Equipamentos essenciais para fazer Trekking”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *