10 Atrações Imperdíveis em Belo Horizonte

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Belo Horizonte 120 anos de muita história

Em comemoração aos 120 anos de Belo Horizonte elencamos 10 atrações imperdíveis para você conhecer BH aos olhos de belo-horizontinas.

1- Mineirão

O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, construído na década de 60, na região da Pampulha. O Mineirão tem capacidade para 62 mil pessoas. A arquibancada superior comporta cerca de 39 mil torcedores e a arquibancada inferior possui 23 mil assentos.

Poucas pessoas  sabem que o estádio pode ser visitado além dos dias dos jogos, e que, além da visitação nos bastidores do estádio, também existe o Museu Brasileiro do futebol dentro do Mineirão.

Saiba mais sobre o museu do futebol clicando aqui!

Endereço: Av. Antônio Abrahão Caran, 1001 – São José, Belo Horizonte.
Telefone: (31) 3499-4300

 
mineirao-visita-guiada
Mineirão – Belo Horizonte [Fonte: https://www.google.com.br/search?q=mineirão&client_mineirao]

2- Lagoa da Pampulha

O conjunto arquitetônico da Pampulha ganhou, recentemente, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e compõe uma das obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer e conta com assinaturas do paisagista Burle Marx e do pintor Cândido Portinari. Tantas assinaturas chiques compõe o cenário da bela Igrejinha da Pampulha parada obrigatória para turistas.

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, s/n – São Luiz, Belo Horizonte.

 

Igerjinha
Igrejinha da Pampulha – Belo Horizonte [Foto de acervo pessoal]

3- Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade tem sua história relacionada a construção de Belo Horizonte. Foi construída na época da fundação da capital mineira (1895-1897).  A praça foi feita para abrigar a sede do poder mineiro, os prédios do Palácio do Governo e as Secretarias de Estado. Foi construída no ponto mais alto da área inicial da cidade, o que demonstrava poder na época. Os prédios construídos na época são do estilo eclético com elementos neoclássicos, bem icônicos e imponentes. Ao longo dos anos, outros prédios foram incorporados à praça com estilos arquitetônicos diferentes, como o Edifício de Oscar Niemeyer em arquitetura moderna.

Atualmente os prédios, que antes abrigavam as secretarias do Estado, se tornaram museus e equipamentos turísticos, criando o Circuito Liberdade. O Circuito é um oásis cultural que engloba cerca de onze museus gratuitos, todos bem próximos e você pode ficar dias conhecendo. Os museus estão na Praça da Liberdade e nos arredores com diversas temáticas: arte, história, minerais, artesanato mineiro,  ciência e até um planetário.

Endereço: Praça da Liberdade, s/n – Funcionários, Belo Horizonte.
Complemento: Avenida Bias Fortes, Avenida Brasil e Avenida João Pinheiro.

 

IMG_1509
Praça da Liberdade – Belo Horizonte [Foto de acervo pessoal]

4- Mercado Central

O Mercado central é um dos mercados mais tradicionais do Brasil, foi inaugurado em 1929 e depois de muitas mudanças se tornou um dos lugares que mais transmite a identidade mineira. São mais de 400 lojas e lá você vai encontrar queijos típicos, cachaças, doce de leite, artesanatos, artigo de casa, açougues, peixarias, restaurantes, botecos, animais e milhões de outras coisas. Ao visitá-lo não deixe de dar uma passadinha no bar da Lôra e comer o famoso prato típico “butequeiro”: fígado com jiló acebolado, delícia! É a cara de Minas!

Endereço: Av. Augusto de Lima, 744 – Centro, Belo Horizonte.
Telefone: (31) 3274-9497

Horário de Funcionamento: 2ª a sáb. das 7h às 18h, dom. e feriados das 7h às 13h

 

merado-central
Mercado Central – Belo Horizonte [Fonte: https://www.google.com.br]

5- Praça do Papa

A Praça Israel Pinheiro, famosa e carinhosamente chamada de Praça do Papa, tem esse apelido por ter recebido a visita do Papa João Paulo II em 1980.  A praça está localizada no bairro Mangabeiras, está na base da Serra do Curral a mais de 1.100 metros de altitude, e por isso é um ótimo lugar para ver a vista panorâmica da cidade e apreciar o nosso belo horizonte. É uma boa opção para passar a tarde relaxando e fazendo um piquenique na grama.

Próximo ali há outra atração bem conhecida pelos belorizontinos, a Rua do Amendoim, que na verdade chama-se rua Professor Otávio Magalhães. Na rua os motoristas podem desligar os carros que os veículos subirão a suave ladeira. Há um mito nessa história, mas muitos acreditam que isso acontece devido à alta quantidade de minério de ferro que existe na região.

Endereço: A Praça está no final da Avenida Agulhas Negras, Bairro Mangabeiras.

 

Praça-da-papa-2
Praça do Papa [Foto acervo pessoal]

6- Savassi

A Savassi é um dos bairros mais famosos de Belo Horizonte. Localizado na Zona Centro- Sul é conhecida pela grande quantidade de bares e por sua vida noturna. O bairro conta com vários cafés, bares e boates, além de, ser um polo comercial com várias lojas. A Praça Diogo de Vasconcelos, conhecida como praça da Savassi, e os quarteirões fechados que a cercam são os lugares certos para um encontro com os amigos. Se BH não tem mar bora para o bar.

Savassi
Noite na Savassi [Foto: google.com]

7- Bairro Santa Tereza

Santa Tereza é considerado um dos bairros mais tradicionais e boêmios da cidade. Inicialmente foi habitado por imigrantes e posteriormente ficou famoso por ser berço da música popular brasileira, marcado pelo grupo Clube da Esquina, Milton Nascimento entre outros grandes artistas mineiros que começaram ali um dos movimentos musicais mais importante no Brasil. Atualmente o bairro ainda preserva características de cidade pequena. A praça Duque de Caxias ainda é ponto de encontro dos moradores e dos blocos de carnaval que são bem populares na região, as construções ainda preservam características antigas o que possibilitou, em 4 de março de 2015, o tombamento do bairro pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte. Trezentos imóveis entre casas, igrejas, restaurantes, bares e praças compõem a lista de tombamento.

Quem nunca, depois de uma balada deu um pulo em Santa Tereza?!  O bairro é uma ótima opção para passar o fim de noite. Parada obrigatória no bairro é sem dúvida o famoso Bar do Bolão que funciona 24 horas e serve os deliciosos  pratos : “Rochedão” e o Espaguete à Bolonhesa. E para quem curte uma boa pizza a Parada do Cardoso é o local certo.

O Bairro fica na região leste da cidade, próximo ao Centro e aos bairros Santa Efigênia e Floresta.

viaduto-snata-tereza
Viaduto Santa Tereza – Belo Horizonte [Fonte: https://www.google.com.br]

8- Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Localizado na região central de Belo Horizonte o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é um verdadeiro oásis em meio aos edifícios da cidade. Foi inaugurado antes mesmo da capital mineira e é considerado o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. Possui uma grande área verde com várias espécies de árvores. Um ótimo local para passear com a família ou mesmo fugir da agitação da cidade.  Funciona de terça-feira a domingo e feriados das 6h às 18h.
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro.
Mais informações: (31) 3277-4161.

 

pq_municipal
Parque Municipal – Belo Horizonte [Fonte: https://www.google.com.br]
faça a reserva do seu hotel em Belo horizonte clicando aqui.

9- Praça da Estação

A praça da estação possui um ponto ferroviário no qual recebeu todo o material para a construção de Belo Horizonte no século XIX.  Atualmente funciona um dos pontos de parada do metrô a estação central. Possui um lindo museu (Artes e Ofícios) e um enorme espaço que recebe shows e eventos públicos.  Umas das maiores festas juninas do país acontece na praça,  todos os anos no mês de Junho o “Arraial de Bêlo” alegra os belo-horizontinos.
Endereço: Avenida dos Andradas, 201 – Centro.

 

2-predio-da-estacao
Praça da Estação – Belo Horizonte [Fonte: https://www.google.com.br]

10- Parque Municipal das Mangabeiras / Mirante

Um dos maiores e mais belos parques de Belo Horizonte, possui uma enorme área verde dentro da cidade, mais um oásis belo-horizontino. É possível fazer trilhas em meio a micos, esquilos, quatis e outros animais silvestres. Um ótimo parque para levar a família e as crianças para brincar. Além de todas as atrações o parque conta com uma pista de skate estilo “Half Pipe”, casinha de bonecas, e um lindo mirante.  O parque está aos pés da Serra do Cipó e  funciona de terça-feira a domingo e feriados de 08h às 18h com entrada gratuita e estacionamento no local.
Endereço: Avenida José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras.
Mais informações: (31) 3277-8277.

12102009134-e1510606539207
Parque Municipal das Mangabeiras – Belo Horizonte [Foto de acervo pessoal]
A Serra do Curral é o maior ponto de Belo Horizonte com altitude variada entre 1136 metros à 1380 metros. Um dos símbolos de Belo Horizonte também tem um parque municipal, e por volta de 2012 que abriu suas portas ao público, o Parque Serra do Curral, que está bem próximo ao Parque das Mangabeiras. Se você pretende conhecer o Parque das Mangabeiras pode esticar a visita até o Parque Serra do Curral que tem trilhas, praças e mirantes onde é possível ter uma linda vista da Praça do Papa e do nosso belo horizonte. O parque funciona de terça-feira a domingo e feriados de 08h às 17h com entrada gratuita.

Endereço: Avenida José do Patrocínio Pontes, 1951 – Mangabeiras, na Praça Estado de Israel.
Mais informações: (31) 3277-8120.

 

IMG_1340
Vista de BH no Mirante do Parque da Serra do Curral – [Foto de acervo pessoal]

E você já escolheu o seu local preferido em BH?

Deixe sua resposta aqui nos comentários!

Veja mais atrações em Belo Horizonte 

Jogos de realidade: Escape Zone

Mineirão e Museu do Futebol

Autoras

img_71851-e1499817639794-300x214

 

Luiza Galvão e Renata Oliveira são duas amigas belorizontinas, apaixonadas por Minas Gerais e comemoram os aniversário de 120 anos da sua cidade dando suas melhores dicas de BH.

 

1 thought on “10 Atrações Imperdíveis em Belo Horizonte”

  1. Pingback: 16 museus para conhecer em belo horizonte nas férias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *