Conheça Atenas: Dicas para planejar sua viagem

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Devido à quantidade de locais interessantes com uma mistura de pontos turísticos antigos e modernos, além de possuir uma infraestrutura completa de serviços, Atenas hoje é a sexta cidade mais visitada por turistas em todo mundo. Capital e a maior cidade da Grécia, funciona como porta de entrada do país pois a maioria dos voos e barcos que levam os turistas para as ilhas gregas partem de Atenas. Portanto, por mais que seu intuito seja conhecer somente as ilhas gregas, certamente passará por Atenas.

Como Chegar?

Existem vôos do Brasil para Atenas com conexão mas normalmente as passagens são bem caras. Considere pegar um vôo do Brasil para outra cidade da Europa e de lá um vôo low cost para Atenas. Uma boa combinação é comprar o vôo do Brasil para Roma ou Bruxelas que são cidades que geralmente possuem vôos com promoções direto para Atenas.

O que conhecer/fazer?

Acrópole

Um dos locais mais visitados em Atenas, Acrópole, que significa cidades altas, é a cidade mais antiga da Grécia, construída em 450 a.C  em um dos pontos mais altos da cidade, estrategicamente contra invasores de cidades inimigas. Atualmente só restaram as ruínas e dentro da Acrópole é possível visitar alguns dos monumentos mais famosos da Grécia Antiga como o Teatro de Dionísio, Templo de Athena Nike  e o Partenon (Templo dedicado a Deusa Grega Atenas, o mais conhecido da Acópole e um dos maiores monumentos culturais da humanidade).

Teatro Dionísio
Teatro Dionísio

 

Partenon
Partenon

 

O ingresso para Acrópole só pode ser comprado na bilheteria do local e o ideal é chegar cedo pois a fila costuma ser grande dependendo da temporada. Existem dois tipos de ingresso, o somente Acrópole que custa 20 euros e o combo Acrópole + Atrações abaixo* que custa 30 euros.

*Atrações incluídas no ingresso combo:

– Ágora Antiga, Templo de Zeus,Biblioteca do Adriano, Ágora Romana,Museu da Ágora de Atenas, Museu Arqueológico de Kerameikos.

Dica:

Se for visitar a Acrópole mais, no mínimo, duas atrações acima já vale a pena comprar o ingresso combo pois cada atração custa em média 5 euros a entrada. O ingresso combo pode ser comprado em qualquer uma das atrações acima, portanto se encontrar uma fila muito grande na Acrópole para compra de ingressos dirija-se a uma das outras atrações do combo que com certeza a fila estará bem menor.

 

Aeropargus Hill

Bem na saída da Acrópolis do lado direito está o Aeropargus Hill, um monte com uma vista bem bonita para Acrópolis e para a cidade.  O acesso é um pouco complicado pois, apesar de haver escada, existem algumas pedras como obstáculo, mas a subida é bem rápida. O acesso é gratuito e para quem curte mitologia grega era nesse local que funcionava o tribunal de Atenas, onde ocorreu o julgamento da Deusa Atena e houve o famoso voto de minerva. Vale a pena subir para avistar Atenas de cima.

Aeropargus Hill
Aeropargus Hill

 

Museu da Acropole

Localizado a 300 metros da Acrópole, o Museu da Acrópole é o museu mais visitado de Atenas e consiste nos achados arqueológicos da Acrópole além de obras de arte e objetos de decoração do Partenon. Sugiro que visite o museu após conhecer a Acrópole pois você entenderá melhor as ruínas que acabara de conhecer e entenderá como era a Acrópole no período arcaico. O ingresso custa 5 euros e você pode consultar os dias e horários de funcionamento aqui.

 

Templo de Zeus

Um dos maiores e mais importantes templos da Grécia antiga, o Templo de Zeus, também conhecido como Olimpeu foi construído no século VI a.C e é um antigo templo dedicado a Zeus em sua qualidade de rei dos deuses do Olimpo. Aqui também só restaram as ruínas mas pelas colunas de 17m de altura e 2m de diâmetro é possível ter uma ideia da grandiosidade da construção na época. De lá também é possível ter uma linda vista da Acrópole. O ingresso, para quem não optar pelo combo, custa 8 euros e horário de visitação é de 8 as 15hs. Para quem estiver visitando Atenas no verão um alerta, muito protetor solar, água e chapéu para aguentar o calorão da cidade.

Templo de Zeus
Templo de Zeus

 

Ágora Antiga

A palavra Ágora significa a praça das cidades gregas da antiguidade, onde existia mercado livre, reuniam as assembleias populares e realizavam execuções públicas. A Àgora antiga foi muito mais que isso, foi nela que surgiu a primeira democracia da história e onde Sócrates e Platão externaram suas filosofias. O local também foi palco de diversos atos religiosos. Uma das principais construções da Ágora antiga é o Templo de Hephaestus que é considerado o templo grego mais bem conservado do mundo com todas as suas colunas intactas. Além do Templo de Hesphaestus existem mais 28 ruínas dentro da Ágora antiga.

Dica:

Não esqueça de pegar o seu mapa na entrada para guiá-lo durante o passeio mas leia sobre as construções antes de ir até lá pois no local não há guias e no mapa não há explicações sobre as ruínas. A entrada, para quem não optar pelo combo, custa 8 euros e o horário de visitação é de 8 as 15 hs.

Àgora Antiga
Àgora Antiga

 

Templo de Hephaestus
Templo de Hephaestus

 

Monte Lycabettus

Se existe algo que gosto de fazer quando viajo é procurar um lugar para assistir ao pôr do sol, e em Atenas não foi diferente. O Monte Lycabettus é perfeito não só para assisti-lo mas para ter uma linda vista 360 graus da cidade do seu ponto mais alto. Existe um funicular localizado na rua Aristippou 1, Atenas, Grécia, que custa 7 euros e leva os turistas até o topo do monte. Para quem quiser economizar e tiver disposição, afinal são 277 metros de subida, é possível subir também a pé. No alto do monte existe uma igrejinha, um belíssimo e famoso restaurante, o Orizonte Licabettus, e no horário do pôr do sol, um espetáculo à parte.

Monte Lycabettus
Monte Lycabettus

 

Passeio por Plaka

Ruazinhas charmosas repletas de bares e restaurantes: Essa é a vibe do bairro mais turístico de Atenas. Localizado ao pé da Acrópole, de algum ponto de Plaka será provável que aviste a cidade alta. Andar por Plaka é um dos programas mais agradáveis e turísticos de quem visita a cidade. Artesanato, souvenirs você também encontra por lá. A noite a movimentação também é intensa.

Bairro Plaka
Bairro Plaka

 

Syntagma

Maior praça de Atenas a Praça Syntagma é ponto de encontro dos moradores com um grande fluxo de pessoas durante todo o dia. No verão há diversos artistas de rua e a movimentação é ainda maior. Subindo a escadaria da praça é possível avistar o Parlamento Grego e devido à proximidade do Parlamento, a Praça Syntagma é constantemente palco de manifestações. Em frente ao Parlamento há duas guaritas com as cores da bandeira grega onde ficam os guardas presidênciais. De hora em hora acontece a troca de lado dos guardas e todo domingo as 11 horas a cerimônia oficial de troca de guardas com direito a banda militar. Atualmente, a cerimônia da troca de guardas é considerada um dos pontos turísticos de Atenas.

Parlamento Grego
Parlamento Grego

 

Zappeion

Localizado dentro do jardim nacional de Atenas, o Zappeion é um edifício onde geralmente acontecem eventos e reuniões oficiais e também particulares. Diversos acontecimentos históricos aconteceram por aqui como a assinatura dos documentos de formalização da adesão da Grécia à União Europeia, as competições de esgrima durante os jogos olímpicos de verão de 1896 dentre outros… O acesso é gratuito e ao visitar o Zappeion, aproveite para dar um passeio também pelo Jardim nacional de Atenas.

Zappeion
Zappeion

 

Parte interna Zappeion
Interior Zappeion

 

Estádio Panateinaico

Sede dos primeiros jogos olímpicos modernos em 1896, o Parnateinaico foi construído em 329 a.C todo em mármore e é um dos estádios mais antigos do mundo. O tour pelo estádio custa 5 euros com áudio guia em português e acesso a parte interna do estádio que explica um pouco mais da história do local e das olimpíadas. O passeio é bem  interessante. Atualmente o estádio é utilizado para comemoração de conquistas importantes dos esportistas da Grécia e eventos como a cerimônia de abertura do Campeonato Mundial de Atletismo de 1997, além de realizar a cerimônia de passagem da tocha olímpica da Grécia para o país sede dos próximos jogos olímpicos.

Estádio Parnatenaico
Estádio Parnatenaico

Quantos dias ficar?

A maioria dos visitantes conhecem Atenas só de passagem para as Ilhas Gregas mas considere ficar ao menos dois dias na cidade para conseguir conhecer todos os pontos aqui citados ou, se tiver tempo disponível, fique 3 e conheça também a orla de Atenas que possui praias bem agradáveis e o porto onde chegam os cruzeiros. Atenas tem muito a oferecer além da parte histórica.

Onde se hospedar?

Existem diversas opções e bairros para hospedagem, entretanto Plaka é o bairro próximo da maioria dos pontos turísticos e dos bares e restaurantes. Li em alguns sites que essa é a região mais cara para se hospedar, mas encontrei o Adam’s Hotel que foi econômico, bem localizado e super confortável, além de possuir um terraço com uma bela vista para Acrópolis. Para reservar seu hotel em Atenas clique aqui.

Terraço do Adam's Hotel
Terraço do Adam’s Hotel

 

Agora que já sabe bastante sobre Atenas é só programar a sua viagem e sentir de perto toda história e encanto dessa cidade! Atenas irá te surpreender.

 

Autora

Carol Macedo é carioca, viaja sempre nas horas carolmc.br.jpgvagas e ama brincar de conhecer o mundo. Conhece 20 países e esse número só aumenta, pois está sempre pensando na próxima viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *